O papel da escola no desenvolvimento da criança

É inegável que a escola cumpre, nos dias de hoje, um importante papel no desenvolvimento da criança. Alguns já começam a frequentar a creche com poucos meses de vida, outros só iniciam a vida escolar por volta dos 3 anos e há aqueles que só vão para a escola entre os 5 e os 7 anos de idade.

 

É comum que algumas crianças passam mais tempo na escola do que com seus pais em casa. Por isso, mesmo que os pequenos sintam medo nas primeiras vezes, a escola é fundamental para a formação de alguns valores e ensinamentos.

 

Veja como a escola contribui para o desenvolvimento da criança:

 

1 Socialização

O papel da escola no desenvolvimento da criançaA escola é um dos primeiros ambientes de socialização da criança. O primeiro é a família e em alguns casos a criança vai para a escola um pouco mais crescida e já participa de outros grupos, como natação, grupo de yoga para crianças etc.

 

Mesmo que as crianças já socializem em outros círculos, é na escola que vão aprender a formar vínculos e se relacionar longe dos pais. O desenvolvimento da criança também passa por  entender a viver em sociedade, conhecer e se relacionar com estranhos, seguir regras e obedecer uma rotina.

 

2 Exercício da paciência

As novas gerações estão cada vez mais rápidas e por isso as crianças não aprendem mais a ter paciência. O seu desenho preferido está sempre a um clique, a sua comida preferida está “a um choro” e o colo da mãe está a um esticar de braços.

 

Tudo é muito imediato para essas crianças em casa. Então, é na escola que elas aprendem que é preciso esperar. Esperar a sua vez para a brincadeira, esperar o horário determinado para comer um lanche e esperar a hora de ir pra casa.

 

3 Regras e rotina

O papel da escola no desenvolvimento da criançaPor mais organizada que seja uma casa e uma família, a rotina nunca é tão regrada quanto a de uma escola. Em casa, existe certa flexibilidade para o horário do jantar, por exemplo. Enquanto na escola todas as atividades têm hora certa para começar e terminar. Por isso a criança aprende que precisa seguir aquela rotina estabelecida com aquelas regras que lhe foram apresentadas.

 

As regras também contribuem muito com o desenvolvimento da criança. Muitas vezes é na escola que a criança escuta seu primeiro “não”. E é lá que ela vai aprender seu papel na sociedade, não sempre como o centro das atenções, mas como parte de uma comunidade.

 

Assim, a criança aprende que as regras precisam ser respeitadas e que há consequências para quem não as cumprir. Mesmo que essa consequência seja apenas uma conversa com a professora em particular.

 

4 Parceria com a família

Para que tudo isso dê certo, a escola e a família devem formar uma parceria no processo de desenvolvimento da criança. Busque uma escola que tenha valores que se alinhem com os seus para que seu filho aprenda na escola e em casa os mesmos conceitos básicos de vida.

 

É essencial, ainda, que a família participe ativamente da vida escolar da criança, principalmente nos anos iniciais. Só assim será um trabalho em equipe e a criança saberá que existe uma sintonia entre família e escola.

 

Dessa maneira, ela se sentirá segura e confortável com as regras e a rotina em ambos os ambientes, mesmo quando essas regras e rotinas não são iguais.

 

A escola é um importante aliado da família para o desenvolvimento da criança. Juntos, escola e família irão ensinar os valores e passar todo o conhecimento nos primeiros anos de vida desse ser humano que está se formando socialmente.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIE UM COMENTÁRIO