Conheça 3 brincadeiras ao ar livre que exercitam a coordenação motora das crianças

Conheça 3 brincadeiras ao ar livre que exercitam a coordenação motora das crianças

Os eletrônicos e as brincadeiras em ambientes fechados dominaram a infância nos últimos anos. Porém, brincar ao ar livre proporciona inúmeros benefícios, como o estímulo a todos os sentidos do corpo, o favorecimento dos vínculos sociais, a contribuição para a conservação da natureza e muito mais.

 

Pesquisas indicam que crianças que brincam ao ar livre tendem a se tornar mais criativas e colaborativas. Além disso, faz com que o corpo esteja em movimento, desenvolvendo a coordenação motora e reduzindo as chances de obesidade infantil e sedentarismo.

 

Veja 3 brincadeiras ao ar livre que as crianças adoram e que fazem muito bem para a saúde física e mental:

 

Andar de bicicleta

A bicicleta é um dos brinquedos universais. Amada por meninas e meninos de todas as idades, ela diverte e ao mesmo tempo ajuda a desenvolver a massa óssea, as articulações e os músculos.

 

Também é pedalando que os pequenos desenvolvem equilíbrio e coordenação motora, melhorando a postura. Pedalar é um exercício de baixo impacto e permite que a criança se relacione com a natureza e a cidade ao seu redor, aprendendo a respeitar os limites e as regras coletivas.

 

Os exercício durante as pedaladas estimula e desenvolve processos cerebrais, contribuindo com a concentração e aprendizagem na escola.

 

Pular amarelinha

Com apenas um pedaço de giz ou uma pedrinha coletada na calçada é possível se divertir pulando amarelinha sozinho ou com os amigos.

 

A brincadeira começa na hora de desenhar a amarelinha no chão. Nessa hora, a criança deve usar a criatividade, a noção espacial e a motricidade para fazer os retângulos e colocar os números ou desenhos.

 

Tudo pronto, é hora da diversão. Pular e se equilibrar em um pé só ajudam a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora. Girar, abaixar-se e jogar a pedrinha incentivam a consciência corporal. E obedecer as regras e respeitar os amigos estimulam a aprendizagem social, a interação com os amigos e a noção de coletividade.

 

Brincar de esconde-esconde

A brincadeira de esconde-esconde atravessa gerações e continua sendo uma das preferidas entre as crianças. Ela é importante para ajudar os pequenos a dominar suas emoções, pois é preciso controlar a impulsividade na hora de ‘se revelar’.

 

Outro benefício importante é o desenvolvimento da reflexão estratégica, já que o esconde-esconde ensina os pequenos a calcular os riscos na hora de tomar a decisão sobre a hora de sair do esconderijo.

 

As crianças também são estimuladas a correr e superar seus limites, melhorando a resistência física e a interação com os amigos. Também é um exercício em que os pequenos aprendem a perder, mesmo que sejam maiores ou mais fortes do que os demais competidores.

 

Brincadeiras ao ar livre estimulam o corpo e a mente das crianças. E ainda ajudam a conectar adultos e crianças, que podem brincar e se divertir juntos. Está gostando dos nossos conteúdos?

 

Então se inscreva na nossa newsletter para receber todas as novidades por e-mail e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas que damos por aqui.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIE UM COMENTÁRIO