Cadeirinha para carro: como escolher a melhor para o seu bebê?

Cadeirinha para carro: como escolher a melhor para o seu bebê?

Garantir a segurança dos filhos a todo momento é uma prioridade para os pais. Em casa, utilizamos protetores nas tomadas, telas nas janelas e lacre de segurança nos armários. Na hora de passear com os pequenos, não deixamos de lado os cuidados. Qualquer pequeno passeio de carro deve ser feito com a cadeirinha para carro adequada para a idade e a altura da criança.

 

Além da segurança, a medida é obrigatória desde 2008, conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para adaptar-se à legislação e garantir a segurança das crianças, o mercado oferece diversas opções de dispositivos. Você sabe escolher a cadeirinha correta para o seu filho?

 

O uso correto da cadeirinha para carro está na lei

A resolução 227/2008 do Contran tem como objetivo estabelecer as condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros com idade inferior a dez anos nos veículos. Segundo o texto, até essa idade, as crianças devem andar sempre no banco traseiro, utilizando os equipamentos específicos de segurança para cada idade.

 

Até os sete anos e meio, usa-se a cadeirinha específica para a idade. Dos sete e meio até os dez anos, basta o cinto de segurança. Caso o motorista transporte um número de crianças superior a capacidade traseira do veículo, a criança mais alta pode ir no banco da frente.

 

Nos automóveis que possuem somente bancos dianteiros, a criança pode ocupar esse assento. Em ambos os casos, os menores de dez anos devem estar acomodados com os equipamentos próprios para a idade.

 

Cada faixa etária pede por uma cadeirinha para carro

Os dispositivos de segurança foram desenvolvidos para assegurar a integridade das crianças. Devem ser utilizados de acordo com as instruções e especificações do fabricante, além das orientações gerais abaixo:

Recém-nascido até 1 ano (ou 9kg)

Uso do bebê conforto ou conversível no banco traseiro. O equipamento transporta o bebê de costas para a marcha e deve estar preso com o cinto de segurança ou isofix. Em caso de acidentes, o bebê não corre o risco de ser lançado para frente ou de sofrer com o movimento de “chicote” no pescoço ainda frágil.

De um até quatro anos

A cadeirinha é o dispositivo mais conhecido. A partir do primeiro ano de vida, a criança é transportada de frente para o carro, com cadeirinha específica e cinto de segurança próprio. O equipamento é preso ao banco traseiro com o cinto do veículo ou isofix. Alguns modelos de cadeirinha de carro acompanham o crescimento da criança, sendo adaptável durante todo o crescimento do seu filho.

De quatro até sete anos e meio

O último dispositivo que você irá precisar para transportar seu filho com segurança no carro é o assento de elevação ou booster. Ele é semelhante a um banco e serve para deixar a criança um pouco mais alta permitindo que ela use o cinto de segurança do carro sem risco de se machucar.

 

A utilização do assento de elevação é indicada até o sete anos e meio ou até a criança atingir 1,45m de altura, sempre no banco traseiro. Caso chegue a idade indicada, mas ainda não tenha alcançado a altura de 1,45m, o ideal é manter o uso do assento de elevação, pois sem ele o cinto do carro deve machucar o pescoço da criança em caso de acidente.

 

Como escolher?

Com tantos modelos disponíveis nas lojas, pode ser difícil escolher o melhor. O primeiro passo é optar por um modelo que sirva somente à idade específica (bebê conforto, cadeirinha e booster) ou um que se adapte ao crescimento do seu filho.

 

Depois desse primeiro passo, observe as marcas e modelos disponíveis e o espaço do seu carro. Alguns dispositivos ocupam bastante espaço e se o seu carro está sempre cheio ou você precisa transportar mais de um dispositivo, é bom ficar atento para que todos sejam transportados em segurança.

 

Para ajudar você na escolha, a Superlegal conta com vendedores treinados que estão sempre à sua disposição. Todos os equipamentos comercializados nas nossas lojas possuem o selo do Inmetro, que garante a funcionalidade total dos dispositivos e a segurança dos seus filhos.

 

Recomendações para instalação

Tão importante quanto escolher a cadeirinha para carro certa, é instalar da maneira correta. O ideal é que ela fique no assento central (traseiro), pois é o local com menor impacto em caso de acidente. Porém, se o banco do meio não tiver cinto de segurança de três pontas, opte por uma das laterais para acomodar com segurança o seu filho.

 

Os veículos mais novos possuem um dispositivo chamado Isofix, que serve para prender a cadeirinha diretamente, sem a necessidade do cinto de segurança. Verifique o modelo do seu automóvel e veja qual a melhor maneira de instalar a cadeirinha para carro.

 

Escolher a cadeirinha para carro de acordo com a idade do seu filho e instalar adequadamente garantem um passeio tranquilo, com a maior segurança possível. Conheça as opções de cadeirinhas para carro na Superlegal mais próxima de você e converse com um de nossos vendedores para escolher a melhor opção para o seu filho.

NENHUM COMENTÁRIO

ENVIE UM COMENTÁRIO